Glossário Técnico
Estes são os termos mais comuns utilizados no Manual Técnico de SementES da Floresta Ombrófila Densa.
Termos Gerais
Árvore Matriz
São árvores selecionadas por serem "fenotipicamente superiores", ou seja, apresentam atributos desejáveis como crescimento uniforme, boa produtividade, saúde, vigor e fuste (tronco) sem deformações.
Fuste
Refere-se à parte do tronco da árvore que vai do solo até o primeiro esgalhamento (os primeiros galhos).
Fenologia
É o estudo das épocas em que ocorrem os eventos biológicos das plantas, como o aparecimento de folhas novas, as épocas de florescimento, de frutificação e a queda de folhas.
Beneficiamento
Consiste no processo de retirar as sementes dos frutos e limpá-las, removendo polpas, cascas e impurezas, preparando-as para o armazenamento ou semeadura.
Secagem (de Sementes)
Processo para diminuir o conteúdo de água (umidade) das sementes, reduzindo seu metabolismo e a atividade de micróbios ou insetos, permitindo que sejam armazenadas por mais tempo.
Dormência
Um estado natural em que algumas sementes, mesmo em condições ideais de água e temperatura, não germinam ou o fazem de forma lenta e irregular. É um mecanismo de sobrevivência da planta.
Tipos de Frutos
Fruto Carnoso
Fruto que possui uma polpa úmida, geralmente adocicada, e que é consumido por animais ou pelo homem (Ex: Araçá, Maçaranduba).
Fruto Seco Deiscente
Fruto que, quando maduro, se abre naturally para liberar as sementes (Ex: Pau-d'arco, Sapucaia, Jequitibá).
Fruto Seco Indeiscente
Fruto seco que não se abre naturally quando maduro. A semente permanece dentro do fruto até que ele apodreça ou seja aberto mecanicamente (Ex: Jatobá, Pau-ferro).
Tratamentos Pré-Germinativos
1. Escarificação Mecânica
Consiste em atritar (lixar ou raspar) a semente contra uma superfície áspera (lixa, piso de cimento) para desgastar sua casca dura e permitir a entrada de água.
2. Escarificação Química
Consiste em usar produtos químicos, como o ácido sulfúrico, para corroer a casca dura da semente e quebrar a dormência.
3. Embebição em Água
Consiste em colocar as sementes de molho em água à temperatura ambiente, por um ou mais dias, até que elas "inchem", indicando que a água penetrou a casca.
4. Imersão em Água Fervente
Tratamento de choque térmico onde se ferve a água, apaga-se o fogo, e então as sementes são colocadas nessa água (que não está mais fervendo) e lá permanecem por um período (ex: 24 horas).
5. Pré-resfriamento
Tratamento que simula um "inverno", geralmente armazenando as sementes em condições frias e úmidas (como na gaveta da geladeira) por um período, antes de semear.